top of page

Alguns de nós, e devido ao consumo ativo de chocolate, tem conhecimento que este docinho cria vício. O Chocolate estimula a produção de serotonina (substância cerebral que estimula e melhora a autoestima e o humor), daí existirem indivíduos que necessitem de uma dose diária de chocolate, mas será o chocolate um afrodisíaco?

 

Consta-se que um Rei Asteca Moctezuma (1325-1521), tinha o hábito de consumir uma bebida à base de chocolate, momentos antes de se dirigir aos aposentos das suas mulheres, sendo relacionado com a Deusa da Fertilidade. 

 

Naquela época, para essas civilizações, a amêndoa de cacau era mais utilizada em celebrações, por ser considerada um presente dos deuses, trazendo sabedoria, saúde e poder para quem a consumisse em rituais. 
 

Também a Grécia Antiga batizou o chocolate de Theobroma que tem como significado o alimento dos Deuses. 

No chocolate encontramos várias substâncias como a cafeína, triptofano, teobromina e feniletilamina que podem estar relacionados com a ideia que o chocolate é afrodisíaco. 

 

A cafeína como todos sabemos, é um estimulante e um excitante. O triptofano sugere ao cérebro a produção de serotonina que induz á sensação de prazer. A teobromina estimula todo o sistema nervoso e o músculo do coração. Por fim a feniletilamina tem a reputação de ser responsável pelos estados de bom humor, pela atração e excitação. 

Assim, se o chocolate é composto por substâncias que nos fazem entregar á alegria, excitação, à sensibilização e ao prazer, não podemos julgar de forma negativa as propriedades afrodisíacas do chocolate. 

 

A combinação destas  substâncias, oferece energia extra, fazendo o seu coração bater mais rápido

O chocolate é o tradicional presente do amor.

 

Outra boa noticia Ã© que o chocolate amargo não contribui para a subida do colesterol, basta  a ingestão diária de 30 a 40 gramas  Além de não deixar o organismo fraco e vunerável, também mantém o humor em alta nos deixando envolvidos num estado de felecidade natural.


 

Será o chocolate afrodisíaco?

bottom of page